quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Super Porto do Açu

Representando a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), a Prefeita de Campos e vice-presidente da entidade, Rosinha Garotinho, visitou o canteiro de obras do Super Porto do Açu, em São João da Barra, nesta terça-feira, a convite da LLX, empresa logística de Eike Batista. A visita teve como ponto principal a apresentação de um plano viário, que permita integrar a Região do Petróleo, feita pelo Governo do Estado, ao diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop. Também estavam presentes os prefeitos Amaro Fernandes (Carapebus), Carla Machado (São João da Barra), Armando Carneiro (Quissamã) e o vice-prefeito de Rio das Ostras, Wilton Broder.

A intenção do Governo do Estado é integrar prefeituras para que, juntas, planejem o futuro do transporte de integração, num estudo em comum. Para a prefeita Rosinha Garotinho, a proposta é interessante “pois é importante tomar decisões em conjunto e com planejamento” disse a prefeita. O Banco Mundial no Brasil representa uma oportunidade em potencial para apoio ao projeto.

A apresentação de toda a logística do estado foi feita pelo subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho. “O estado do Rio de Janeiro foi capital do Império por 200 anos, além de ter importância no cenário econômico brasileiro. Apesar de ocuparmos apenas 0,5% do território nacional, somos o segundo maior PIB da nação”, explicou Delmo Pinho, ao apontar o número de rodovias federais e estaduais, ferrovias, portos e aeroportos existentes não só na capital mas também no interior.

Na reunião, que também contou com a presença do presidente da LLX, Otávio Lazcano, Delmo Pinho falou sobre a situação precária das ferrovias e da necessidade de recuperação, devido à crescente atividade industrial do país, além do cenário positivo do petróleo nacional, sobretudo, após a descoberta da camada pré-sal. A questão dos aeroportos, que merecem uma utilização mais arrojada, também foi citada pelo subsecretário.

O subsecretário de Transportes apontou ainda para a necessidade de melhorar estradas e ferrovias de acesso a futuros empreendimentos do estado, como o Super Porto do Açu, o Complexo Logístico e Industrial Farol - Barra do Furado (Campos e Quissamã) e, ainda, o empreendimento que a Petrobras investe em Quissamã.

Outra grande necessidade é o transporte de passageiros de um município ao outro, dentro da região produtora de petróleo. “Precisamos integrar estas cidades através de um sistema logístico inteligente para os trabalhadores, numa economia de tempo e de riscos”, apontou, levantando a opção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e de metrôs intermunicipais, para viajar de Campos a Macaé e Rio das Ostras, com possibilidades futuras de acesso a Rio Bonito e também ao Rio de Janeiro.

Plantio de árvores – Na ocasião, os prefeitos e o diretor do Banco Mundial no Brasil plantaram árvores de origem brasileira, como pau-brasil, em frente à Casa de Visitantes do Super Porto do Açu.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares