Meio ambiente

Instalada em Farol de São Thomé/Campos dos Goytacazes, a cerca de 300 km da capital, a sede do TAMAR no litoral fluminense monitora 120 km de praias de desova e alimentação de tartarugas marinhas. A área de influência da base, porém, se estende por 230 km, entre a divisa com o Espírito Santo e o município de Quissamã.

O trabalho de informação, divulgação e educação ambiental junto às comunidades acontece o ano todo e inclui programas de visita orientada, palestras em escolas e exposições itinerantes.

É a única Base do Projeto que mantém um veículo dedicado exclusivamente a exposições itinerantes. A Kombi do TAMAR vai a eventos públicos e privados e, principalmente, a escolas das comunidades mais afastadas.

O Centro de Visitantes conta com réplicas e silhuetas das cincos espécies que ocorrem no Brasil, tanque com filhotes da tartaruga-cabeçuda, painéis explicativos sobre as tartarugas e o TAMAR.

A região está na área de abrangência da Bacia de Campos, responsável por 82% da produção de petróleo do país, e é também um dos mais importantes portos de pesca, especialmente de camarão, abastecendo várias localidades do país.

A base de Campos tem intensificado bastante o trabalho junto aos pescadores, inclusive com embarque de biólogos, para minimizar os efeitos da captura incidental de tartarugas marinhas em redes de pesca. Tem realizado também coleta de tecido de fêmeas em processo reprodutivo para estudos genéticos da Caretta caretta e estudos preliminares para uso de sistemas de satélite (SIG) no manejo de tartarugas marinhas. A marcação das tartarugas capturadas acidentalmente é feito através do monitoramento das praias e do embarque de técnicos do TAMAR.

Base Bacia de Campos
Endereço para correspondência:
Caixa Postal: 114.262
CEP: 28.010-972
Campos de Goytacazes-RJ
Tel: (22) 2747-5939 / Telefax: (22) 2747-5277
http://www.ibama.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares