quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Projeto Tamar no Farol de São Tomé

O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, percorreu a orla da praia de Farol de São Tomé no início da noite de segunda-feira (04), para conferir se as instalações na areia estavam de acordo com o indicado pela Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU). Na ocasião, o secretário visitou a área onde está instalado o Projeto Tamar, voltado para a pesquisa e conservação das tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo, e solicitou a retirada da iluminação que está direcionada ao local da desova, evitando, assim, qualquer problema.

De acordo com informações do Projeto Tamar, a iluminação artificial nas áreas de desova afugenta as fêmeas e atrapalha a jornada de filhotes para o mar. "Uma única luz pode atrair e levar à morte centenas de filhotes", informa o secretário que, durante a visita, ainda participou da soltura de cerca de 280 filhotes de tartarugas marinhas no mar do Farol de São Tomé.

Outro problema que pode dar fim ao trabalho desenvolvido pelo Tamar, também vem sendo combatido neste verão 2010 pela fiscalização da secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Empresa Municipal de Trânsito (Emut). Trata-se do trânsito de veículos motorizados na praia que, segundo a Portaria nº 10 de 30/01/1995, do Ibama, é ilegal.

- Além de oferecer risco aos banhistas e destruir a restinga, compacta os ninhos das tartarugas, pode atropelar os filhotes e ainda afugentar as fêmeas durante a desova. Até mesmo animais de tração, como cavalos, podem gerar graves acidentes e afetar os ninhos - esclarece Humberto Nobre.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares