domingo, 17 de janeiro de 2010

Ecotur no Farol de São Tomé

Moradores e veranistas da praia de Farol de São Tomé tiveram a oportunidade neste sábado (15), de conhecer e aprender mais sobre as belezas naturais da praia campista e, ainda, como preservar as espécies naturais da região, especialmente, tartarugas de diferentes espécies, que têm a costa de Farol para desova. Para isso, a secretaria de Meio Ambiente, com apoio do projeto do governo federal, o Tamar, desenvolveu o Ecotur.

A jardineira que levou as cerca de 40 pessoas para o passeio, saiu do quiosque da secretaria, na orla da praia, passeando pela Restinga do Xexé, mangues e a praia Maria Rosa, entre outros pontos. De acordo com o oceanógrafo de campo do Tamar, Ivan Hikary Kawata, as pessoas conheceram o cercado de incubação das tartarugas, local onde ficam depositados os ovos para desova, além dos ninhos de tartarugas, que são fixos na praia de Maria Rosa.

Ele explicou que o período de incubação é de 50 a 60 dias e cada tartaruga coloca de 100 a 120 ovos de uma só vez. "Mostrei a diferença entre os ninhos fixos e os de transferência e as pessoas mostraram muito interesse em aprender para preservar", diz o oceanógrafo.

O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, explica que no sábado (23), a visita do Ecotur será ao Mangue da Carapeba e que o projeto se desenvolverá durante todo o Verão 2010. A estudante de Biologia da Uenf, Daniele Frade, ficou encantada com o que viu e ouviu. "É muito bom a gente vê e saber o fundamento daquilo que está sendo visto. Gostei muito", acrescenta.

A mesma opinião tem a dona-de-casa, Joelma Teixeira, que participou do Ecotur junto com sua mãe, disse que no ano passado também participou mas que de um ano para outro a emoção é diferente.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares