quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Jorge Ben Jor no Farol de São Tomé

O cantor Jorge Ben Jor será a atração deste sábado (14), às 22h, no palco da Aldeia do Sol, em Farol de São Tomé. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles, samba, rock and roll, bossa nova, maracatu, funk e hip hop, com letras que misturam humor e sátira. Conhecido por sucessos, como “Mas que nada”, “País tropical”, “Taj Mahal” e “Fio Maravilha”, o guitarrista e compositor brasileiro traz outros clássicos que também fizeram parte destes 47 anos de música.

“Mas que nada” foi seu primeiro grande sucesso no Brasil e também é uma das canções em língua portuguesa mais executada nos Estados Unidos até hoje, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes, com o grupo de hip hop norte-americano Black Eyed Peas. Logo em seguida, o cantor ratificou seu talento com outro grande sucesso: Chove Chuva. Duas canções que nada tinham a ver com a bossa nova, nem com o samba tradicional.

Sem bula explicativa e sem contra-indicações, assim é a obra de Jorge Ben Jor. Ele se interessou pela música quando a bossa ainda dominava o cenário artístico brasileiro e mundial. Como a maioria dos adolescentes daqueles tempos, seu ídolo era João Gilberto, cuja voz coloquial despertava sua admiração. Mas Jorge Menezes, conhecido no mundo inteiro como Jorge Ben Jor, passou a infância ouvindo Luiz Gonzaga e Ataulfo Alves.

Jorge Ben Jor – Carioca de Madureira, mas criado em Rio Comprido, Jorge queria ser jogador de futebol e chegou a integrar o time infanto-juvenil do Famengo, mas acabou seguindo o caminho da música, presente em sua vida desde criança. Ganhou seu primeiro pandeiro aos 13 anos de idade, e dois anos depois, já tocava coro de igreja e participava como tocador de pandeiro em blocos de carnaval. Aos 18, ganhou um violão de sua mãe e começou a se apresentar em festas e boates.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares