segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lenine no Farol de São Tomé

Na próxima sexta-feira (07), às 21h, o cantor e compositor Lenine sobe ao palco do Lagamar, no Farol. O artista irá cantar canções que fizeram e fazem sucessos como “Paciência”, “Magra”, da trilha sonora da minissérie global Cinquentinha, “Aquilo que dá no coração”, tema de abertura da novela Passione. Este será o primeiro espetáculo de muitos que estão programados no Lagamar e sempre no mesmo horário como as apresentações do cantor Milton Guedes (14), Léo Maia (28), Guilherme Arantes (11 de fevereiro), entre outros. É o Farol 2011 – O verão da Família.

Biografia – Lenine nasceu em Recife, em 1959. Aqueles que escutam as músicas de Lenine hoje não imaginam que a primeira influência musical do cantor foi o rock, bem diferente da MPB misturada com o regionalismo que formam a essência de seu som. Foi para o Rio de Janeiro no final dos anos 70, pois naquela época havia pouco espaço e recursos para música no Recife. Morou com alguns amigos e compositores. Dividiram por algum tempo um apartamento na Urca, depois uma casinha em uma vila em Botafogo, famosa por ter sido moradia de Macalé e Sônia Braga. Depois foram para Santa Teresa.

Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música do cantor. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Produziu “Segundo” de Maria Rita, “De uns tempos pra cá” de Chico César, “Lonji” de Tcheka, cantor e compositor do Cabio Verde, e “Ponto Enredo”, de Pedro Luiz e a Parede.

Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de “Caramuru”, a Invenção do Brasil”, que depois de minissérie, virou um longa-metragem. Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” com o seu álbum “Falange Canibal”; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música “Martelo Bigorna”, que fez parte da trilha sonora da novela global Caminho das Índias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares