segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aquário no Farol de São Tomé

Uma novidade no verão do Farol de São Thomé que está atraindo muitos veranistas é o aquário, montado em frente ao estande da secretaria municipal de Meio Ambiente. Crianças e adultos ficam admirando os peixes de diferentes espécies, como pirarucu, tambaqui e surubim, típicos da região amazônica e do pantanal.

A idéia do secretário de Meio Ambiente, Paulo Feijó, é montar uma estrutura fixa, futuramente, para que as pessoas possam ter contato com as espécies que muitas pessoas não conhecem. De acordo com o biólogo Cláudio Luiz Coutinho, no aquário também estão espécies exóticas, como as carpas e tilápias. “Estas espécies foram introduzidas no Brasil e hoje, são criadas em larga escala de norte a sul do país”, informou o biólogo, que já tem experiência nesta área.

Os peixes expostos chamam a atenção pelo tamanho e pelas cores. Um deles, o pirarucu, tem cerca de 1,20 metro e pesa cerca de 50 quilos. “Na Amazônia existe manejo destas espécies, então, os pescadores têm um limite para pescar. Também existem criadouros do animal e distribuição de alevinos”.

Cláudio afirma que as espécies expostas no aquário são peixes de porte comercial e que muitas empresas no Brasil já se especializaram neste ramo. “No Brasil, tem muita água e clima quente. Eles se reproduzem com muita facilidade e, a cada ano que passa, se torna mais viável”. O aquário tem capacidade de 10 mil litros.

Fonte: Liliane Barreto - Prefeitura de Campos
O aquário tem capacidade de 10 mil litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares