quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Guilherme Arantes no Farol de São Tomé

Sucesso como cantor, compositor e pianista, Guilherme Arantes sobe ao palco do Lagamar, no Farol de São Thomé, neste domingo (1º), às 19h, dentro da O show da programação “Verão 2009 é Farol”. O público vai poder conferir as melhores canções do repertório do artista, como “Aprendiz”, “Planeta Àgua”, “Meu mundo e nada Mais”, “Cheia de Charme”, “Amanhã”, “Aprendendo a Jogar”, “Lindo balão Azul”, dentre outros.

Guilherme Arantes - Filho de um médico-cirurgião e de uma bibliotecária e tradutora. Seu pai tocava violão e comprava muitos discos. Com apenas seis anos de idade, Guilherme já arriscava um cavaquinho e, pouco depois, dedilhava um bandolim. Na mesma época iniciou os estudos de piano.

Na adolescência, tinha acesso à programas da TV Record, onde um de seus tios trabalhava. O primeiro grupo foi formado ao lado de colegas da escola, batizado “Polissonante”, que chegou a se apresentar em alguns clubes de São Paulo.
Profissionalmente, estreou na banda de Jorge Mautner, além de rápidos trabalhos em jingles publicitários. Entrou para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. No período universitário, conheceu o violonista Claudio Lucci. Com ele, o baterista Diógenes, o baixista Gerson Tatini e o guitarrista Egydio Conde, formou a banda de rock progressivo “Moto Perpétuo”, que gravou um raro LP, relançado em CD há pouco tempo.
Em 1975, Guilherme partiu para a carreira solo e o sucesso nacional não demorou, graças a “Meu mundo e nada mais”, destaque da trilha sonora da novela global “Anjo Mau”. O primeiro LP individual foi gravado no ano seguinte. Um ano antes, Guilherme havia gravado um dos maiores sucessos de sua carreira até hoje, a romântica “Êxtase”.
A chegada da década de 80, além de Marietta, trouxe ótimas novidades para o cantor. Elis Regina gravou “Aprendendo a jogar”, um hit instantâneo. Em 1981, Guilherme faz muito sucesso com “Deixa chover” e conquista o público do festival MPB Shell. “Planeta água” ficou em segundo lugar, mas foi sem dúvida o maior destaque do evento.
Em 1982 foi lançado o disco Lance Legal. Guilherme compõe também, uma série de canções para especiais infantis, como por exemplo, “Lindo balão azul” e “Brincar de viver”. Em parceria com o amigo Nélson Motta, assina músicas para os filmes “Menino do Rio” e “Garota Dourada”.

Em 1997, gravou um disco acústico, reunindo antigos hits e duas canções inéditas. Em 2000, Guilherme Arantes tornou-se o primeiro brasileiro a fazer parte da galeria dos “Steinway Artists”, um reduzidíssimo grupo de pianistas avalizados pela legendária fábrica de pianos.

A partir desta época, decide transferir-se definitivamente para a Bahia, para implantar o audacioso projeto de uma pousada/estúdio, na orla de Camaçari, litoral norte de Salvador. Para completar 25 anos de carreira, lançou CD e DVD gravados ao vivo, pela gravadora Sony.

Fonte: Dulcides Netto - Prefeitura de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares